Cuidados que podem evitar problemas
O marginal já possui informações de alguém (empregado, vizinho, prestador de serviço, amigo do filho etc.) acerca do que roubar e da rotina dos moradores. Ninguém sabe o dia de amanhã. Os marginais aproveitam de portas, janelas, portões abertos e sem vigilância. Para verificar se os moradores estão ausentes, os bandidos acionam o interfone, campainha ou efetuam ligações telefônicas para saber se há alguém em casa. Existe preferência por parte dos marginais para casas com grades baixas e bons carros nas garagens.
Os imóveis mais assediados são aqueles que não têm sistema de segurança ou alarmes. O bandido sempre procura a lei do menor esforço. Terrenos baldios ou desocupados ao lado dos imóveis são utilizados como ponto de observação e também como trampolim para entrar na propriedade.
Não permita que pessoas estranhas, com pretexto de fazer pesquisas ou demonstrar lançamento de produtos adentrem em sua casa. Não deixe objetos (brinquedos, bicicletas, roupas, sapatos, botijão de gás etc.) largados no quintal ou na varanda de sua casa. Se assim o fizer, estará "implorando" para que o ladrão "visite" sua residência.
Ruas com pouca iluminação, muitas arvores e tráfego reduzido de veículos, são as preferidas dos malandros. Em muitos casos, os bandidos passam por prestadores de serviço ou mendigos para se certificar sobre a movimentação de pessoas no local. Utilizam de crianças e falsos vendedores para conhecer os hábitos da família que será a vítima da vez. Economia no item segurança pode significar grandes prejuízos no futuro
Pesquisas indicam que casas com grama alta e sinais de abandono e descuido atraem ladrões por estes acharem que os donos não zelam pelo imóvel. Além disso, árvores e grandes arbustos podem servir como esconderijo caso os criminosos venham a entrar na residência. Por isso mantenha a vegetação bem podada e limpa.
Luzes acessas durante o dia podem gerar suspeitas de a casa está vazia. Isso porque algumas pessoas, quando vão passar um bom tempo fora de casa, acendem as luzes ainda de dia, antes de sair, para que a residência não fique totalmente escura ao anoitecer. Mas essa prática pode indicar ao assaltante de que não há ninguém em casa naquele momento, pois não é tão comum deixarmos as luzes acessas à luz do dia, não é mesmo?
correio-correspondencia-acumulada Se for passar muitos dias fora de casa, peça alguém para recolher as correspondências e os jornais. Caso se acumulem, é sinal de que não há ninguém em casa.